sábado, 19 de setembro de 2009

OCUPAÇÃO DA UFBA BARREIRAS!


Barreiras, 16 de setembro de 2009

Os alunos de Geologia da Universidade Federal da Bahia decidiram por unanimidade efetivar a ocupação do campus prainha com o intuito de expor os problemas que estão passando desde a implantação deste curso. O curso de geologia não mostrou, ou mostra daqui pra frente condições de oferecer Mineralogia I, Mineralogia II, Paleontologia, Sedimentologia, Geologia de Campo I, Estratigrafia, Petrologia Metamórfica, Geologia Histórica, Mapeamento Sedimentar, Geoquímica, Geoestatística, Geotectônica, Geologia do Petróleo e Mapeamento metamórfico. Além destas, cinco matérias das seis que deveriam ser oferecidas 2010.1: Geologia Econômica, Geologia do Brasil, Geologia de Campo III e duas optativas. 
Após muitas reuniões com os diretores concluímos que não há a possibilidade de resolução sem que chamemos os responsáveis que, ao que foi mostrado até agora, são os integrantes da reitoria da Ufba-Salvador. A intenção deste manifesto é acelerar uma resolução antes de chegarmos ao ponto de os alunos precisarem trancar o curso pela falta de matérias disponíveis. A grande maioria (90%) destes são de fora da cidade e não terão condições de arcar com tantas despesas para cursar um semestre inteiro fazendo poucas matérias, estendendo ainda mais o período de formação. Os problemas da falta de professores são agravados pela deficiência de livros e a ausência de um laboratório de laminação, os quais precisamos imediatamente.
Em várias reuniões nos foi dito e desmentido sobre uma possibilidade de transferência para Salvador. Isto nem partiu de nós estudantes tampouco é uma reivindicação nossa, mas foi passado como se coubesse aos alunos decidirem. Entendemos que não cabe aos alunos decidirem o que será feito para solucionar este problema.
 Os outros cursos do ICADS (instituto de ciências ambientais e desenvolvimento sustentável) aderiram a greve no campus Padre Vieira em solidariedade e apoio ao nosso manifesto. Sendo assim, continuaremos em paralisação geral até que Naomar compareça para nos dar uma posição sobre o destino dos alunos e do curso de Geologia de uma vez por todas nesta Universidade, pois não podemos esperar mais.  

Atenciosamente:
Diretório Acadêmico de Geologia – ICADS - UFBA


ps: segue nos proximos posts videos e fotos da paralisação!

2 comentários:

  1. (...) Alguns assistem a tudo bestializado, pois não se adquiriu mentalidade o suficiente para serem a diferença na sociedade outros acha que este é um momento de festa, descontração e a chance de tirar umas férias no meio do semestre, outros ainda entenderam bem a nossa causa e sabe-se que lutamos por uma universidade melhor... Lutamos por livros, laboratórios e professores.
    .O que sustenta uma universidade é a sociedade, nós fazemos parte desta sociedade, e é exatamente por isso que não achamos justo que esta verba destinada a compra de livros, laboratórios e realização de concursos bem feitos... Esteja sendo utilizado de maneira no mínimo
    Duvidosa.
    .Muito se cogitou sobre esta greve ter sido precipitada... Entretanto os argumentos são nítidos e justos:
    1- “Não temos hoje laboratório de laminação, laboratório de rochas e minerais, laboratório de sedimentologia, laboratório de paleontologia e laboratório de geoquímica”.
    2- “Estamos aguardando a mais de 2 anos os livros do curso de geologia que estão chegando de carroça, puxada por um burro cego, manco e velho”.
    3- “precisamos hoje de mais 9 professores para que o curso de geologia possa seguir sem tropeços até o fim, oferecendo condições dos alunos se formarem no tempo proposto “.
    4- “A diretora do Instituto, afirmou em alto e bom som que a única solução é a transferência de todos os alunos para Salvador”.

    .Portanto a causa é justa, as exigências quanto a vinda do Magnífico Reitor Naomar continuam como proposto no início deste movimento .Precisamos de solução pra este problema criada por órgãos incompetentes da UFBA(Universidade Federal da Bahia).
    .Enfim, o curso de geologia agradece a todos os alunos de Geografia, Administração, Física, Matemática, Engenharia sanitária e ambiental, Bacharelado interdisciplinar, Engenharia civil, Biologia e Química, por entenderem que lutamos por uma Universidade de qualidade. Somos estudantes que não aceitamos o jeitinho brasileiro de empurrar as coisas com a “Barriga”. Estamos nestes 8 dias de greve dando os primeiros passos para uma Universidade que também servirá para os nossos filhos e principalmente para o futuro do país.

    ResponderExcluir
  2. Leiam a moção de apoio do PSOL/ Barreiras à ocupação: www.psolbarreiras.blogspot.com

    ResponderExcluir