domingo, 20 de setembro de 2009

A LUTA CONTINUA!


Hoje, ja o sexto dia de paralisações e nenhuma notícia oficial.A diretora  Joana disse à comissão que "acha" que o vice-reitor poderia vir até a terça no maximo ao meio dia, porém nada oficial. Vemos que há todo um descaso também, pois a reitoria não entra em contato nem se pronuncia, como se nem soubesse de tudo isso. 
Felizmente, os alunos continuam firmes na paralisação em ambos os prédios, contando com a colaboração de todos os cursos. Estão preparados para ficar o tempo que for preciso, até que a direção da UFBA se pronuncie!

No campus do Padre Vieira (sede) os alunos de apoio continuam acampados. Atividades estão sendo feitas até mesmo para fortalecer os estudantes já que tudo isso é mesmo cansativo. Entretanto a organização e o empenho dos alunos é o que está fazendo este movimento resistir, pois todas as dificuldades de negociação, a incerteza da vinda do reitor e a pressão exercida sobre os alunos não estão fazendo com que o movimento se enfraqueça.
Muito pelo contrário. Nos últimos dias, entrevistas nas rádios locais fizeram com que a população tivesse um maior conhecimento do acontecido e assim pudemos também esclarecer o motivo de tal atitude.
Em blogs e comunidade muito foi questionado sobre a importancia disso tudo para a sociedade, já que por desconhecer a importancia da Geologia, muitos nao apoiam ou banalizam o movimento.
ENTENDEMOS QUE, PARA A REGIAO E PARA O BRASIL, A EXTINÇÃO DO CURSO SERÁ DE EXTREMO "PREJUIZO" UMA VEZ QUE A REGIÃO OESTE (PRODUTORA DE SOJA, ALGODÃO DENTRE OUTROS) PEDE UMA DEMANDA MAIOR DE PROFISSIONAIS NA ÁREA. MAIS UMA TURMA DE GEOLOGOS NAO FORMADOS REPRESENTA TAMBÉM MENOS PROFISSIONAIS DISPONÍVEIS NO BRASIL TODO.
NO CASO DE BARREIRAS, UMA PERDA DESSE PORTE TRARIA, POR EXEMPLO, MENOS INVESTIMENTO EM PROJETO NA UNIVERSIDADE (O QUE SE AFETARIA TODOS OS DEMAIS CURSOS), UM ATRASO DA CONCLUSÃO DE OUTROS CURSOS QUE TBM PRECISAM DE PROFESSORES DA AREA (COMO ENG SANITÁRIA E  AMBIENTAL, GEOGRAFIA) , PERDA DE UM INVESTIMENTO FEITO PARA A IMPLANTAÇÃO DESTE, ETC.
ACREDITAMOS QUE ESTE É UM PROBLEMA NACIONAL, POIS TODOS OS ANOS SÃO MENOS ALUNOS SE FORMANDO NO CURSO, JUSTAMENTE PELAS DIFICULDADES APRESENTADAS, QUE SÃO COMUNS A TODAS UNIVERSIDADES. 
PORÉM, A EXTINÇÃO DO CURSO OU A TRANSFERÊNCIA DELE NÃO SÃO SOLUÇÕES VIÁVEIS AOS ESTUDANTES. A EXTINÇÃO SÓ TRARIA UM RETROCESSO EM TUDO QUE JÁ FOI FEITO NA EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA E AGRAVARIA A SITUAÇÃO DA GEOLOGIA EM TODO O PAÍS. A TRANSFERÊNCIA, ALÉM DE PIORAR A SITUAÇÃO DO CURSO EM SALVADOR AGRAVARIA A SITUAÇÃO DOS OUTROS CURSOS AQUI QUE DEPENDEM DA ÁREA.
DE QUALQUER FORMA, CORRER DO PROBLEMA NÃO É SOLUÇÃO. SÃO 59  ALUNOS PARA SEREM TRANFERIDOS E MUITOS NÃO TÊM AS MÍNIMAS CONDIÇÕES  FINANCEIRAS DE SOBREVIVER EM UMA CAPITAL. VIMOS QUE O CURSO SÓ CHEGOU A ESSE PONTO POR NEGLIGÊNCIA E FALTA DE PLANEJAMENTO DA UNIVERSIDADE. SÓ QUE ISSO NÃO COMPETE AOS ALUNOS. 



4 comentários:

  1. Pessoal,

    Parabéns pela ousadia, pela coragem e pela capacidade de organização para esse enfrentamento.

    Mantenham o blog atualizado, é uma maneira de quem está de fora, em qualquer lugar, acompanhar a ocupação.

    Ocupar é necessário, mas resistir é fundamental! Força e resistência na luta!

    "Hasta la victoria"

    ResponderExcluir
  2. Pessoal!

    Entrei em contato com um companheiro que estuda na UFBA Salvador e ele sugeriu que entrasse na lista do DCE para informar constantemente das ações. Creio que seja mais interessante que vcs, estudantes/ ocupantes entrem e mantenham a galera informada. O endereço é: dceufba@yahoogrupos.com.br

    Resistência na luta!

    ResponderExcluir
  3. Como vai a ocupação pacífica nesta Terça-feira?

    ResponderExcluir